
Hermenegildo Sousa Neto deixa Secretaria de Infraestrutura de Sobral e pode retornar à Câmara
O vereador licenciado Hermenegildo Sousa Neto pediu exoneração do cargo de secretário de Infraestrutura de Sobral, conforme Ato nº 2675/2025 publicado pelo prefeito Oscar Rodrigues Júnior. A saída, oficializada no último dia 17, ocorre em meio a movimentações políticas e a renovação de um contratos milionários envolvendo a pasta.
Em conversa com interlocutores próximos, Hermenegildo justificou o pedido afirmando que irá tratar de “assuntos pessoais”, que pode ser a sua aposentadoria como professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Ele também sinalizou que sua volta à Câmara Municipal dependerá de uma conversa com seus “líderes políticos”. A Casa Legislativa está em recesso até 4 de agosto, mas caso o retorno se confirme, o suplente Alan Veras, que atualmente ocupa a vaga no Legislativo, terá de deixar o cargo.
A saída de Hermenegildo levanta especulações sobre o peso do conflito entre o público e o privado em sua decisão. Recentemente, a Construtora São Jorge – empresa pertencente ao seu filho, Igor Lucetti Sousa – foi contemplada com um aditivo milionário para execução do sistema de esgotamento sanitário no bairro Alto Grande. Obra licitada na gestão de Ivo Gomes. O contrato, publicado no Diário Oficial, prorroga o prazo de execução e vigência por mais de 300 dias, reforçando o vínculo da empresa com obras estruturantes da Prefeitura.
Reconhecido como um cidadão de postura séria e ética, Hermenegildo parece ter considerado que sua permanência no cargo poderia acirrar críticas sobre possíveis conflitos de interesse.
Nos bastidores, aliados avaliam que a volta do vereador ao parlamento municipal pode dar novo fôlego à bancada governista, enquanto opositores prometem cobrar explicações sobre a atuação da Secretaria de Infraestrutura e os contratos firmados nos últimos meses.
Enquanto isso, o prefeito Oscar Rodrigues Júnior ainda não anunciou quem assumirá definitivamente a pasta.
Related Posts
Oman Carneiro
A panela de Sobral e seus ingredientes explosivos
A administração municipal de Sobral parece ter virado um laboratório de experiências perigosas. O prefeito, em vez de formar uma equipe comprometida com o interesse coletivo, optou por montar um tabuleiro de vaidades. Cada secretário defende com unhas e dentes o seu próprio feudo, como se o município fosse uma colcha de retalhos de interesses pessoais, familiares ou eleitorais. E, como todo cozinheiro apressado sabe: quando os ingredientes são explosivos, qualquer pitada a mais detona a panela inteira. E Sobral, coitada, já anda com gosto de queimado faz tempo.
1 comentário