
Dia dos Pais deve movimentar R$ 27 bilhões no comércio brasileiro
Apesar da alta taxa de inadimplência entre os consumidores, o comércio brasileiro deve movimentar cerca de R$ 27 bilhões neste Dia dos Pais. A estimativa é de uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (28/7) pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
O levantamento revela que 106,3 milhões de brasileiros — o equivalente a 65% da população — pretendem comprar presentes para a data comemorativa, com um gasto médio de R$ 255 por pessoa. Ainda assim, o número representa uma queda de 4,6 milhões de consumidores em comparação com 2024.
As lojas físicas seguem como o canal de compras preferido, escolhidas por 76% dos entrevistados, com destaque para os shoppings centers (31%). Já o comércio online aparece em segundo lugar, com 43%, especialmente por meio de aplicativos.
Entre os itens mais procurados, as roupas lideram (44%), seguidas por perfumes e cosméticos (34%) e calçados (31%).
Conforme a pesquisa, o Pix é a forma de pagamento mais usada (46%) entre os que optam por pagar à vista — o que representa 76% dos entrevistados. Já 39% dos consumidores afirmam que pretendem parcelar as compras, em média em 3,4 vezes.
Dos entrevistados, 31% disseram que pretendem gastar mais neste ano, sendo que a maioria quer dar presentes melhores (58%), enquanto outros apontam o aumento dos preços como causa (34%). Em contrapartida, 18% afirmaram que irão gastar menos, sendo a economia pessoal o principal motivo (49%).
A pesquisa também traz um alerta: 35% dos compradores têm contas em atraso, e 74% estão com o nome negativado.
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