Audiência Pública na Câmara Federal debate combate à praga que ameaça os carnaubais do nordeste

O deputado federal Leônidas Cristino presidiu, nesta quinta-feira (14/8), uma audiência pública na Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal para discutir o combate à praga conhecida como “unha do diabo”, que vem dizimando os carnaubais do Nordeste.

O encontro reuniu especialistas, autoridades e representantes do setor para buscar soluções diante da ameaça a uma das espécies mais emblemáticas da região. No Ceará, cerca de 100 mil pessoas dependem diretamente da cadeia produtiva da cera de carnaúba, atividade que gera renda para milhares de famílias.

Segundo dados apresentados, o estado exporta anualmente mais de 100 milhões de dólares em cera de carnaúba. Além da importância econômica, a carnaúba é considerada “a árvore da vida” e possui grande relevância ecológica, paisagística e social para os estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.

Leônidas Cristino ressaltou que as discussões não se encerrarão com a audiência. “Ficaremos em alerta até solucionarmos esse ataque à nossa árvore da vida”, afirmou o parlamentar.

Publicar comentário