Sobral foi a cidade cearense mais contemplada pelo programa Agora Tem Especialistas

Sobral foi uma das cidades cearenses contempladas pelo programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, e receberá 14 médicos para reforçar a rede pública de atendimento. No total, o Ceará contará com 64 novos profissionais, que serão distribuídos em 19 municípios – Crateús (5), Canindé (5), Camocim (4), Mauriti (4), Iguatu (4), Ico (4), Acaraú (3), Russas (3), Tianguá (2), Crato (2), Barbalha (2), Quixadá (2), Caucaia (2), Aracati (2), Jaguaribe (2), Brejo Santo (2), Tauá (1) e Maracanaú (1). A medida busca atender regiões com carência de especialistas e ampliar o acesso da população a consultas e procedimentos sem a necessidade de deslocamento para grandes centros.

No Nordeste, que historicamente apresenta déficit de médicos especialistas, serão destinados 260 profissionais, contemplando todos os nove estados. Além do Ceará, a Bahia receberá 48 médicos, o Maranhão (43), o Rio Grande do Norte (32), o Piauí (27), Pernambuco (17), a Paraíba (14), Alagoas (10) e Sergipe (5). Em todo o país, 501 especialistas foram selecionados para atuar em 212 municípios, abrangendo os 26 estados e o Distrito Federal.

Os profissionais selecionados possuem, em média, 12 anos de experiência e atuarão em áreas estratégicas como cirurgia geral, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa é inédita no SUS e representa um marco ao garantir especialistas nas unidades públicas. A expectativa é que a chegada desses médicos reduza filas, fortaleça hospitais e policlínicas e aumente a resolutividade da rede de saúde em todas as regiões do Brasil.

Publicar comentário