
Professores e alunos da rede pública recebem formação gratuita em IA no Ceará
A Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), iniciou o projeto IA Inclusiva, que atenderá, em sua primeira turma, 150 docentes e cerca de 400 estudantes de ensino médio das cidades de Fortaleza, Itapajé, Crateús e Sobral. O projeto é uma iniciativa pioneira de formação de professores e alunos da rede pública na área de Inteligência Artificial.
As aulas iniciaram com os professores selecionados pela Seduc. Ao longo do mês de setembro, os estudantes iniciarão a formação.
A formação está sendo conduzida pela UFC, por meio de um projeto de extensão vinculado à Rede Interset-CE. Essa rede, instituída pelo Ministério da Educação (MEC) e coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Prex) da UFC, reúne instituições públicas de ensino superior para a execução de ações intersetoriais em territórios vulneráveis.
Uma das propostas é que, a partir das escolas-piloto dessa turma pioneira, a Seduc passe a ofertar, no próximo ano, uma disciplina sobre IA para estudantes do ensino médio.
Publicar comentário