Ceará lidera ranking nacional de inadimplência entre julho e agosto, aponta Serasa

O Ceará foi o estado brasileiro com maior número de pessoas com dívidas em atraso entre julho e agosto, segundo dados divulgados pela Serasa. Em agosto, 167.568 consumidores cearenses estavam com contas vencidas há mais de três meses, incluindo faturas de serviços básicos e cartões de crédito.

Ao todo, 3.645.164 habitantes do Ceará encontram-se atualmente nessa situação, sem conseguir — ou sem querer, o que é ainda mais difícil — quitar suas pendências. O número representa um aumento significativo em relação ao período anterior, quando mais de 3,47 milhões de pessoas estavam inadimplentes no estado.

No Brasil, existem 78,8 milhões de devedores. A maioria está em São Paulo, a maior economia do país, com 18,58 milhões de inadimplentes. Em seguida, aparecem o Rio de Janeiro (7,75 milhões) e Minas Gerais (7,61 milhões). No Nordeste, apenas a Bahia (4,94 milhões) possui mais inadimplentes que o Ceará.

A Serasa também traçou o perfil dos devedores. Quando observado o gênero, as mulheres lideram, representando 53,4% dos consumidores com contas em atraso. Em relação à faixa etária, há equilíbrio entre os que têm 26 a 40 anos (35,2%) e aqueles entre 41 e 60 anos (33,9%). Os consumidores acima dos 60 anos somam 19,2% e os mais jovens, com até 25 anos, representam 11,7% do total.

O cenário reforça a gravidade do endividamento das famílias cearenses, que se reflete diretamente na economia do estado e no poder de consumo da população.

(com informações d’O Povo)

Publicar comentário