IGC realiza primeiro encontro do “Chá com Elas” no Hospital Municipal Estevam Ponte, em Sobral

Nesta quinta-feira (2/10), o Instituto de Gestão e Cidadania (IGC) realizou, no Hospital Municipal Estevam Ponte (HMEP), o primeiro encontro do “Chá com Elas”, parte da campanha “Um Toque Vira História”, criada pela organização para o Outubro Rosa.

O momento reuniu 20 mulheres que enfrentaram ou estão enfrentando o câncer de mama. Elas dividiram suas histórias em um espaço preparado especialmente para valorizar a autoestima e promover bem-estar. A programação contou com roda de conversa conduzida por profissionais de saúde que também passaram pelo diagnóstico de câncer, maquiagem profissional e sessão de fotos.

A abertura contou com a presença da Dra. Regina Aguiar, coordenadora da Atenção Especializada e Hospitalar da Secretaria de Saúde de Sobral, que destacou a importância da iniciativa e reforçou o apoio da Secretaria ao projeto. Também participaram do encontro a diretora do HMEP, Vanessa Brito, a gerente assistencial Manoelise Gomes, a diretora de atenção primária do IGC, Marília Apolônio, e a head de inovação do LAB IGC, Ticiane Santana, representando a integração entre gestão hospitalar e inovação cidadã.

De acordo com Marília, o projeto busca oferecer momentos de valorização da autoestima de mulheres que passaram pelo câncer e incentivar, além de dar visibilidade à importância da prevenção e do diagnóstico precoce:

“Acreditamos que o papel das unidades de saúde não é apenas de oferta dos tratamentos, mas de estimular a esperança e o cuidado integral. O Outubro Rosa nos lembra que a prevenção pode salvar vidas e que cada capítulo da vida dessas mulheres deve ser vivido com dignidade e força”, destacou.

Na mediação, as enfermeiras Lorena Picanço, que venceu um câncer no cérebro há 17 anos, e Idayana Costa Feitosa, especialista em oncologia e atenção primária à saúde, que, há 7 anos, superou o câncer de mama. Suas falas emocionaram o público e reforçaram a importância da prevenção, da escuta e da troca de experiências.

Próteses mamilares são ferramentas inovadoras de recuperação da autoestima
Durante o evento, foi aberto um processo de inscrição para que duas participantes possam ser contempladas com próteses de mamilo, entregues em um evento especial de encerramento, previsto para novembro em Fortaleza.

As próteses foram desenvolvidas pela enfermeira Patrícia Dias, que transformou sua experiência profissional em uma inovação sensível, voltada à reconstrução da autoestima de mulheres que passaram pelo câncer de mama.

O “Chá com Elas” é uma ação do IGC Brasil em parceria com as unidades de saúde sob sua gestão. Ao longo do mês de outubro será realizado também em outros municípios, como Maracanaú, Quixadá, Morada Nova, Horizonte e Tejuçuoca, além de Aracaju, em Sergipe.

Publicar comentário