Pix Automático torna-se obrigatório a partir desta segunda (13/10)

Começa a valer nesta segunda-feira (13/10), o Pix Automático, uma nova funcionalidade implementada pelo Banco Central (BC). A medida, de caráter obrigatório, permitirá o pagamento de contas recorrentes e padronizadas entre diferentes instituições financeiras.

A modalidade deve substituir o débito automático tradicional nas transações em que o pagamento envolva contas em bancos distintos, como mensalidades escolares ou planos de saúde. As instituições financeiras têm um prazo para se adaptar à nova regra, que se estende até 1º de janeiro de 2026.

O Pix Automático pode ser usado para quitar contas como água, luz, telefone, internet e serviços financeiros, incluindo seguros. Quando cliente e empresa utilizam o mesmo banco, o débito automático continua em operação normal.

O BC informou que o consumidor não precisará realizar qualquer procedimento para aderir à novidade, mas os bancos devem notificar seus clientes sobre o funcionamento do serviço. Para utilizar a ferramenta, o cidadão precisa autorizar a operação apenas uma vez, por meio do aplicativo ou internet banking de sua instituição.

Publicar comentário