Luciano Bonfim é finalista do Prêmio Candango de Literatura 2025

O escritor cearense Luciano Bonfim, nascido em Crateús e criado em Sobral, é um dos finalistas da 2ª edição do Prêmio Candango de Literatura, um dos mais importantes reconhecimentos literários do país. Sua obra “A noite em que Lampião se rendeu ao jazz e outras histórias”, publicada pela Editora Patuá, concorre na categoria Contos, representando o Ceará entre os dez livros selecionados.

O prêmio recebeu 2.080 inscrições válidas, com obras de diversos países de língua portuguesa. O Brasil lidera com 1.988 trabalhos, seguido por Portugal (41), Angola (19), Moçambique (17) e Cabo Verde (4), além de participações dos Estados Unidos, Suíça, Colômbia, França e Itália. A diversidade das inscrições reforça o caráter internacional do prêmio, que celebra a literatura em português e o diálogo entre culturas.

Com curadoria de João Anzanello Carrascoza e coordenação de Maurício Melo Júnior, o Prêmio Candango é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), em parceria com o Instituto Casa de Autores. A premiação tem como propósito valorizar a produção literária contemporânea e promover a integração de escritores de diferentes territórios e estilos, consolidando-se como uma das principais vitrines da literatura lusófona.

Publicar comentário