Projeto “Saúde em Nossas Mãos” completa um ano com avanços nas UTIs do HRN

O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, completou um ano de participação no projeto “Saúde em Nossas Mãos”, iniciativa do Proadi-SUS em parceria com o Ministério da Saúde. O programa, que integra o triênio 2024–2026, tem como meta reduzir em 50% as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) em hospitais de todo o país.

O HRN é uma das 300 instituições participantes e tem como hospital tutor a Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP). As consultoras da BP estiveram na unidade no último dia 14 de outubro para avaliar os avanços alcançados nas UTIs Adulto 3 e 4.

Entre os principais resultados, o HRN registrou seis meses sem casos de infecção urinária (ITU) e redução de 54,6% na média de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV). A unidade também passou a utilizar curativos impregnados com clorexidina, tecnologia que diminui o risco de infecções em cateteres venosos centrais.

De acordo com o diretor-geral Carlos Hilton Albuquerque Soares, os resultados refletem o “compromisso e o engajamento das equipes e o fortalecimento da cultura de segurança do paciente”.
A coordenadora do SCIH, Diana Karla Muniz Vasconcelos, destacou o caráter colaborativo das ações e o impacto positivo na redução de infecções e melhoria contínua da assistência.

Utilizando metodologias como Lean e PDSA, o projeto permanece em execução por mais 29 meses, reforçando o compromisso do HRN com a qualidade, a segurança e a humanização do cuidado.

Publicar comentário