Empresas não estão prontas para a reforma tributária que começa em 2026, aponta pesquisa
A menos de três meses da entrada em vigor das primeiras regras da reforma tributária, a maioria das empresas brasileiras de médio e grande porte ainda não está preparada para a mudança. Segundo levantamento da V360, realizado com 355 companhias, 72% não se adaptaram aos novos processos fiscais, enquanto apenas 28% já possuem planos estruturados para a transição.
A primeira fase do novo sistema tributário passa a valer em janeiro de 2026, quando começam os testes das alíquotas da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços). De acordo com o estudo, empresas que atrasarem a adequação podem enfrentar desde bloqueios de faturamento até impactos graves no fluxo de caixa.
Outro dado que acende alerta é o nível de automação dos processos fiscais. O levantamento mostra que 47,9% das empresas operam com sistemas apenas parcialmente estruturados, enquanto 13,1% ainda dependem de controles manuais, aumentando significativamente o risco de erros, retrabalho e inconsistências tributárias.
O cenário evidencia um desafio urgente para o setor corporativo: acelerar a adaptação e modernização dos sistemas internos para evitar prejuízos já no início da implementação da nova política tributária.



Publicar comentário