×

Projeto de trem regional pode ligar Sobral a Fortaleza por trecho da Ferrovia Transnordestina

Enquanto mais de 3 mil quilômetros de linhas férreas desativadas da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) seguem abandonadas e se deteriorando em cinco estados do Nordeste, uma nova proposta de mobilidade começa a ganhar corpo: a criação de trens regionais de passageiros.

A Infra S.A., estatal ligada ao Ministério dos Transportes, conduz estudos técnicos para 13 projetos que visam resgatar o transporte ferroviário regional. Um dos projetos mais aguardados no Ceará prevê a ligação entre Fortaleza e Sobral, utilizando parte da malha operacional da FTL.

Atualmente, o foco da FTL segue voltado exclusivamente ao transporte de cargas — tanto que a empresa já declarou publicamente que não tem interesse em reativar os trechos ociosos. Paralelamente, tramita no Tribunal de Contas da União (TCU) o pedido de renovação antecipada da malha ativa, que hoje se estende por 1.237 km entre Fortaleza e São Luís (MA).

Apesar do abandono e da deterioração da estrutura ferroviária em várias regiões, o projeto que envolve o eixo Fortaleza–Sobral reacende a esperança de um novo modal de transporte, mais sustentável, acessível e conectado ao interior cearense. Outro estudo em curso prevê a utilização de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) entre Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte, no Cariri.

Se concretizado, o trem de passageiros entre Sobral e a capital poderá representar uma verdadeira revolução no deslocamento entre as duas cidades, com impactos positivos na economia, turismo e qualidade de vida.

Publicar comentário