×

Governo lançará app CNH Brasil para habilitação sem autoescola

O governo federal se prepara para lançar, nesta terça-feira (9/12), um novo aplicativo que permitirá solicitar a carteira nacional de habilitação sem a obrigatoriedade de autoescola. A ferramenta, chamada CNH Brasil, será apresentada em cerimônia no Palácio do Planalto e representa uma mudança significativa no processo de formação de condutores. Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, os departamentos estaduais de trânsito já foram orientados sobre a novidade.

De acordo com o governo, o CNH Brasil será uma atualização do aplicativo atual Carteira Digital de Trânsito, reunindo novas funções e adequações às regras recentemente aprovadas. O objetivo é simplificar o acesso aos serviços e permitir que candidatos realizem, por conta própria, etapas como estudo teórico, agendamento de provas e acompanhamento de todo o processo de habilitação, reduzindo custos e ampliando a autonomia do usuário. O ministro reforçou que os Detrans estão integrados ao lançamento e acompanhando os ajustes.

As mudanças foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito, após proposta apresentada pela gestão de Luiz Inácio Lula da Silva. Com a nova regulamentação, o país avança para um modelo de habilitação mais digital, flexível e alinhado às políticas de modernização dos serviços públicos. A expectativa é que a implementação do aplicativo amplie o acesso à CNH e reduza barreiras históricas relacionadas ao processo tradicional de formação de condutores.

Publicar comentário