×

PSB quer de volta vagas em comissões ainda ocupadas por Marlon Sobreira e Socorro Brasileiro

O vereador Ajax Cardoso (PSB), líder da oposição, protocolou requerimento solicitando a substituição dos vereadores Marlon Sobreira (sem partido) e Socorrinha Brasileiro (sem partido) nas comissões permanentes da Câmara Municipal de Sobral, nas quais atuam como representantes do PSB. No pedido, Ajax indica os vereadores Aleandro Linhares (PSB) e Paulo Albuquerque (PSB), o Paulão, como novos membros em nome da sigla.

A justificativa apresentada é que Marlon e Socorrinha não fazem mais parte do PSB. Nesses casos, o líder do partido tem a prerrogativa regimental de promover a substituição para garantir a representação proporcional da sigla nos colegiados.

Durante a sessão ordinária de terça-feira (9/12), Ajax pediu questão de ordem e cobrou uma resposta do presidente da Mesa Diretora sobre sua solicitação. Chico Jóia Júnior respondeu que o pedido está em análise pelo setor jurídico.

Além disso, Ajax pediu que conste em ata um prazo para o atendimento do requerimento, lembrando que, no próprio documento, sugeriu o limite de 48 horas. Para ele, a mudança deve ser feita de forma imediata, porque os dois vereadores já não integram mais o PSB. Mesmo assim, Chico Jóia reafirmou que só dará a resposta após a avaliação do jurídico.

O Regimento Interno da Câmara Municipal de Sobral detalha a obrigatoriedade da proporcionalidade partidária nas comissões permanentes, mas não estabelece um prazo específico para que a Mesa Diretora ou a equipe jurídica emitam parecer sobre pedidos de substituição.

Segundo dados do TSE, Socorrinha Brasileiro está desfiliada do PSB desde 11/11/2025, e Marlon Sobreira desde 12/11/2025. Os dois seguem no exercício do mandato, porém sem vínculo partidário.

Em conversa com o Blog Sobral em Revista, Ajax Cardozo disse que aguarda para essa segunda-feira (15/12) uma posição oficial da Mesa Diretora, caso contrário, levará o caso a executiva municipal e estadual do PSB, e solicitará ajuda jurídica para dar fim a essa novela. 

(com informações do Sobral.com)

Publicar comentário