Professor Osvaldo Aguiar critica privatização da limpeza urbana e denuncia descaso com Sobral
O debate sobre a limpeza urbana de Sobral ganhou novos contornos nesta semana, especialmente diante das queixas sobre a situação do centro comercial da cidade e da licitação em curso pela gestão Novo Tempo para privatizar o serviço de coleta de lixo a partir de 2026. O tema também foi alvo de críticas da deputada estadual Lia Gomes, que tem denunciado o que classifica como descaso com a cidade.
Dentro desse contexto, o professor Osvaldo Aguiar, dirigente municipal do PSOL em Sobral e candidato a prefeito do município em 2012, enviou ao Blog Sobral em Revista uma reflexão crítica sobre o modelo de gestão adotado pela atual administração.
Segundo Osvaldo Aguiar, a privatização de serviços públicos, como a limpeza urbana, segue uma lógica que o PSOL historicamente contesta. Para ele, esse modelo se repete em áreas como educação, saúde, coleta de lixo e até na locação de imóveis, beneficiando grupos políticos e aliados em detrimento do interesse público.
O dirigente partidário afirma que, nesse tipo de gestão, a política deixa de ser instrumento de serviço à população, especialmente aos mais pobres, para se tornar um negócio voltado a interesses privados. Ele também expressa repúdio e indignação ao que considera falsas promessas feitas à população sobralense.
Ao final da manifestação, Osvaldo Aguiar faz um chamado para que a população desenvolva maior consciência política e cidadã, acompanhando de perto as decisões que impactam diretamente a qualidade de vida na cidade, como o futuro da limpeza urbana.



Publicar comentário