Leônidas Cristino se manifesta na Câmara Federal em defesa dos caminhoneiros autônomos
O deputado federal Leônidas Cristino usou a tribuna da Câmara dos Deputado na quarta-feira (17/12) para chamar a atenção para pesquisa feita recentemente Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos, que mostra a realidade dos caminhoneiros autônomos, que cortam o país diariamente levando a nossa economia na carroceria de seus caminhões, e que precisam de uma atenção melhor do governo brasileiro.
“Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados
A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos – CNTA realizou de forma inédita, um levantamento específico sobre a categoria de caminhoneiros autônomos. A decisão nasceu da necessidade de um olhar técnico e embasado sobre as particularidades da rotina e do trabalho desses profissionais.
Em 2025, a entidade chega à 3ª edição da pesquisa, que já se tornou referência nacional quando o assunto são dados sobre os caminhoneiros autônomos. A pesquisa abrange aspectos sociais, financeiros e pessoais.

A pesquisa mostra que o setor continua sendo predominantemente masculino e que a média de idade é de 46 anos, sendo 34% com 50 anos ou mais.
O estudo mostra que a profissão é marcada por uma rotina exigente, no qual descanso e lazer acabam ficando em segundo plano. Trabalha em média 25 dias no mês e 14 horas por dia.
Entre os principais problemas de saúde relatados estão hipertensão, obesidade, diabetes e dores na coluna.
A segurança nas rodovias segue como uma das maiores preocupações dos caminhoneiros. A pesquisa revela que grande parte afirma nunca se sentir segura nas estradas, e muitos já foram vitimas de roubo ou furto de carga.
Vejam alguns relatos preocupantes:
- Dificuldade para encontrar um local para cumprir a Lei do Descanso.
- 62% só faze check-up quando estão doentes.
- 85% não praticam atividade física.
- 63% só vão ao dentista quando sente dor.
Os caminhoneiros são verdadeiros motores do Brasil. Sem eles, a economia para, o abastecimento falha e a vida cotidiana da população é profundamente afetada. Reconhecer sua importância é reconhecer quem sustenta o país em movimento.”
Leônidas Cristino
Deputado Federal – PDT/CE



Publicar comentário