Projeto criado por professores de Sobral atua nas redes para combater fake news
Criado por professores sobralenses, o projeto Fake? Conta outra História passou a atuar nas redes sociais com o objetivo de enfrentar a circulação de fake news e narrativas distorcidas que se espalham por aplicativos de mensagens e plataformas digitais. A iniciativa nasce da preocupação com os efeitos da desinformação na compreensão da realidade social, política e histórica.
Com formação em História, os idealizadores João Paulo Gadelha e Rafael Arcanjo utilizam checagem de fontes, análise crítica de conteúdos virais e contextualização histórica para esclarecer informações falsas ou manipuladas. No perfil do projeto no Instagram, os materiais confrontam narrativas enganosas com dados verificados, priorizando linguagem acessível sem abrir mão do rigor na apuração.
A proposta defende a História como instrumento central para a formação do pensamento crítico e da cidadania, contribuindo para um debate público mais qualificado e menos vulnerável à desinformação. O conteúdo busca dialogar com diferentes públicos, ampliando o alcance da educação midiática no ambiente digital.
Saiba mais: @contrafake2026



Publicar comentário