PTistas sobralenses emitem Carta Aberta sobre últimos acontecimentos da política sobralense
CARTA ABERTA 13 LUTA E RESISTÊNCIA
AOS FILIADOS DO PT DE SOBRAL E À SOCIEDADE SOBRALENSE
Nós, filiados e filiadas ao PT de Sobral, companheiros e companheiras de luta e resistência, comunicamos que a “Nota do PT de Sobral – Diante das declarações do ex-prefeito de Sobral, Ivo Gomes” divulgada na semana passada em nome Partido dos Trabalhadores de Sobral, não representa o conjunto dos filiados do PT municipal, nem foi uma decisão coletiva do Diretório Municipal.
Fazemos saber que foi uma decisão atropelada e inconsequente do presidente interino, que fez usos das redes digitais do PT Sobral para uma manifestação unilateral. Desta feita, a nota recebeu internamente no partido duras críticas quanto à sua publicação, por não ter sido uma decisão coletiva nem ter sido construída com maioria dos membros efetivos do diretório municipal.
Compreendemos que o ex-chefe do executivo, Ivo Gomes, exerceu seu pleno direito como cidadão de não aceitar e nem concordar com a aproximação do Governador do Ceará com o grupo bolsonarista representado pela gestão dos “Rodrigues” em Sobral. Inclusive, em 2025, em reunião do diretório municipal, foi deliberado coletivamente que o PT Sobral seria oposição à gestão local, tendo em vista evidentes divergências desta gestão com o projeto político liderado pelo PT em nível nacional.
Reafirmamos nosso compromisso quanto à reeleição do governador Elmano de Freitas. Porém, reiteramos nossa discordância com qualquer aproximação com a gestão bolsonarista em Sobral. Ressaltamos nossa compreensão de que as estratégias e alianças não podem ser um “vale tudo”, sendo necessário a mínima coerência com princípios ético e partidários e com a história do PT.
Comunicamos aos demais filiados (as), às forças políticas, e aos nossos aliados históricos que não coadunamos com a nota “supostamente em nome do partido”. E nos mantemos firmes contra qualquer aproximação em nome da governabilidade com o grupo político bolsonarista que administra Sobral.
Nós, filiados e filiadas de Luta e Resistência do PT de Sobral, manifestamos nosso irrestrito compromisso com o projeto político liderado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em conjunto com a reeleição do governador Elmano de Freitas no Ceará, e com a eleição de ampla frente de deputados e deputadas para a Assembleia estadual, Câmara federal e Senado, como forte base de governabilidade para Lula e Elmano. Acreditamos nesta base para darmos continuidade à
reconstrução do Brasil, à defesa da democracia e à efetivação de mais políticas públicas para trabalhadores e trabalhadoras.
Como militância aguerrida, seguimos firmes e bradando sempre pela esquerda, pois o PT não tem e nem terá dono. O Partido dos Trabalhadores é de todas e todos nós!!!!
Sobral, 13 de janeiro de 2026.
Partido dos Trabalhadores de Sobral na Luta e na Resistência sempre!!!!
Assinam a carta:
Alexandro Bento – Filiado ao PT Sobral
Ana Lucia Barros – Filiada ao PT Sobral e membra do Coletivo de Mulheres do PT Estadual
Audino Lopes – Suplente de Vereador e membro do Diretório PT Sobral
Carlos Rodrigues dos Santos- Filiado ao PT Sobral
Edilson Araújo – Filiado ao PT de Sobral
Élcio Aragão – Filiado ao PT Sobral
Eloi Gameleira – Filiado ao PT Sobral
Fabiano Oliveira – Filiado ao PT Sobral
Francisco Antônio de Oliveira Silva – Filiado ao PT Sobral
Francisco Silva (Chiquinho) – Suplente de Vereador, membro da Executiva e Diretório PT Sobral
Gicelda Azevedo – Filiada ao PT Sobral e membra do Diretório PT Sobral
Marcia Santos – Filiada ao PT Sobral
Maria Zilmar de Paula – Filiada ao PT Sobral
Paulo Flor – Filiado e Ex-presidente do PT Sobral
Valdeci Vasconcelos – Filiado ao PT Sobral
Vanderly Martins – Filiada ao PT de Sobral e membra do Diretório PT Sobral



Publicar comentário