Detran Ceará mantém baliza como etapa obrigatória na prova prática
O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) decidiu manter a baliza como etapa obrigatória na prova prática para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em âmbito nacional, ao menos cinco estados já aderiram à resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em dezembro de 2025, que prevê a retirada da manobra do exame.
“O Detran-CE segue praticando o formato tradicional de exame prático”, informou o órgão. A decisão vai na contramão da orientação do Contran, que busca simplificar o processo de habilitação.
O Departamento explicou ainda que aguarda a publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, documento que será divulgado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
“O Manual irá detalhar a aplicabilidade das diretrizes dos testes práticos, conforme a nova legislação do processo de habilitação”, acrescentou o Detran-CE.
Nos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Amazonas, os respectivos Detrans já decidiram abolir a exigência da baliza, presente nas provas práticas desde a década de 1980.
Fonte: Jornal Opinião CE



Publicar comentário