Elmano irá acelerar agenda positiva
Um movimento político começou a ganhar corpo nos bastidores com o objetivo de acelerar a agenda positiva em torno do governador Elmano de Freitas (PT). A estratégia tem dois focos bem definidos: reforçar a viabilidade eleitoral de Elmano e neutralizar, ainda na origem, qualquer especulação sobre uma eventual troca de candidatura para as próximas eleições estaduais.
A hipótese de substituição de Elmano pelo ministro da Educação, Camilo Santana, embora já descartada por diferentes fontes, não encontra entusiasmo em uma parcela expressiva dos aliados do Palácio da Abolição, dentro e fora do PT. Esse grupo inclui desde o senador Cid Gomes (PSB) até quadros estratégicos da própria legenda do governador.
A leitura predominante entre esses interlocutores é que um eventual retorno de Camilo à disputa pelo Executivo estadual recolocaria o tabuleiro político no ponto inicial, adiando um debate considerado central por Cid Gomes: a transição geracional e política no comando do Estado. Para esse campo, a consolidação de Elmano como liderança eleitoral não é apenas uma questão de sucessão, mas de afirmação de um novo ciclo de poder no Ceará.
Nesse contexto, a intensificação da agenda positiva do governo surge como instrumento político para dar visibilidade às entregas, ampliar a percepção de governabilidade e blindar o projeto de continuidade liderado por Elmano, reduzindo ruídos internos e fortalecendo a coesão da base aliada.
O recado, ainda que implícito, é claro: o foco está em consolidar Elmano no centro do jogo político e avançar no debate sobre o futuro do poder no Estado, sem retrocessos ou movimentos que reabram disputas já consideradas superadas.
(com informações d’O Povo)



Publicar comentário