“Operação Carnaval 2026”: 9.380 agentes de Segurança Pública do Ceará atuarão diariamente durante o feriadão
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) inicia, nesta sexta, 13 de fevereiro, a “Operação Carnaval 2026”, com atuação até a quarta-feira (18/3). A ação abrangerá todas as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISs) do estado e contará, diariamente, com 9.380 agentes, distribuídos entre forças policiais, Corpo de Bombeiros, perícia forense, inteligência e operações aéreas, com foco na segurança de moradores e turistas durante o feriado prolongado.
O efetivo será empregado em patrulhamentos terrestres e aéreos, policiamento ostensivo em áreas de grande circulação, atendimento de ocorrências, investigações, ações de salvamento, resgates aeromédicos e atividades periciais. As operações ocorrerão de forma integrada, com planejamento baseado em análises de inteligência e monitoramento estratégico, visando prevenir crimes e garantir resposta rápida às demandas da população.
“Essa operação se iniciará às 18h de sexta-feira, dia 13 de fevereiro, e se estenderá até às 6h da manhã do dia 18 de fevereiro, quarta-feira de cinzas. Para essa grande operação foram realizadas várias reuniões presenciais, reuniões de alinhamento entre as Forças de Segurança vinculadas à SSPDS e suas coordenadorias, amparadas pelos apontamentos das nossas inteligências e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), justamente para posicionar o nosso efetivo e, dessa forma, proporcionar tranquilidade para o folião que vai aproveitar o período carnavalesco”, destacou o coordenador da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), Harley Filho.
Entre as ações específicas, a operação contará com a Tenda Lilás, em parceria com a Secretaria das Mulheres (SEM), nos municípios de Paracuru, Aracati e São Benedito.
O esquema especial envolve 7.659 policiais militares, 326 policiais civis, 739 bombeiros militares, 112 servidores da Pefoce e profissionais das coordenadorias da SSPDS, incluindo Ciops, Ciopaer e Coin. Somente em Fortaleza, o reforço diário será de 2.481 agentes. As forças atuarão de forma contínua em todo o estado, abrangendo áreas urbanas, rodovias, praias e polos turísticos durante o Carnaval de 2026.



Publicar comentário