Ministério da Saúde faz campanha para reforçar uso da camisinha
Com a proximidade do Carnaval, o Ministério da Saúde reforçou a importância da prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), destacando o uso de preservativos antes, durante e após a folia. A campanha, voltada principalmente para jovens e jovens adultos, tem como mote “Carnaval com prevenção. Antes, durante e depois da folia, é o Governo do Brasil do seu lado”.
Nos últimos três meses, foram distribuídos 138 milhões de preservativos aos estados, incluindo novas versões incorporadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2025: texturizada e ultrafina. Do total, cerca de 132 milhões são preservativos externos e 3,8 milhões internos, de látex ou nitrílica.
Segundo o ministério, a novidade busca ampliar a adesão ao método, que previne HIV, hepatites virais, sífilis e outras ISTs, além de evitar gestações não planejadas. Dados oficiais apontam que 60% da população brasileira não utiliza preservativos nas relações sexuais.
A campanha também reforça a prevenção combinada no SUS, que inclui vacinação contra hepatites, testagem rápida, profilaxia pré-exposição (PrEP) e profilaxia pós-exposição (PEP).



Publicar comentário