Elmano e Ciro travam primeiro embate em debate pelo governo do Ceará
PRIMEIRO BLOCO
O primeiro bloco do debate entre o governador Elmano de Freitas (PT) e o candidato Ciro Gomes (PSDB), realizado neste domingo (9), pela Band Ceará, foi marcado por discussões sobre segurança pública e saúde. Os dois candidatos apresentaram propostas distintas para as áreas e trocaram críticas sobre a atuação dos governos anteriores e a atual gestão estadual.
Na abertura de sua participação, Ciro Gomes afirmou que pretende promover mudanças em quatro áreas consideradas prioritárias: segurança pública, saúde, desenvolvimento socioeconômico e combate à corrupção.
Elmano, por sua vez, destacou investimentos em educação durante sua apresentação e, ao abordar a segurança pública, classificou o avanço das facções criminosas como o principal desafio enfrentado atualmente pelo país. O governador defendeu a reestruturação das forças de segurança, com contratação de servidores e aquisição de novas viaturas.
Ciro criticou a estratégia baseada no aumento do aparato policial. Segundo ele, o combate às organizações criminosas deve priorizar o uso de inteligência. O candidato citou a experiência da Itália no enfrentamento à criminalidade organizada e afirmou que cerca de 1 milhão de cearenses estariam em áreas sem delegados.
Durante o confronto, Elmano rebateu Ciro e afirmou: “Eu entendo, tem muito tempo você não anda no Ceará”.
Ciro também questionou os índices de esclarecimento de homicídios no país. Segundo o candidato, o Brasil apresenta uma das menores taxas de resolução desse tipo de crime, com cerca de 27% dos casos solucionados.
SEGUNDO BLOCO
Elmano e Ciro trocam críticas sobre turismo, obras e pobreza no segundo bloco
O segundo bloco do debate entre o governador Elmano de Freitas (PT) e o candidato Ciro Gomes (PSDB) foi marcado por críticas sobre turismo, infraestrutura, pobreza e geração de empregos no Ceará. Os dois candidatos divergiram principalmente sobre indicadores econômicos e resultados de gestões anteriores.
Na discussão sobre turismo e cultura, Ciro citou dados do IBGE que apontam queda de 13,4% no setor entre maio de 2025 e maio de 2026 e recuo de 5,8% no primeiro semestre deste ano. Ele também criticou a redução de voos internacionais e questionou a perda de competitividade do Estado. Elmano contestou os números e afirmou que o Ceará teve forte crescimento turístico anteriormente, além de citar a ampliação de rotas internacionais e investimentos em infraestrutura e promoção do setor.
Infraestrutura e programas sociais entram no debate
No tema mobilidade e infraestrutura, Ciro criticou o andamento de obras como a Transnordestina, o Anel Viário de Fortaleza e o Eixão das Águas. O candidato afirmou que há centenas de obras paralisadas ou em ritmo lento no Ceará e defendeu a ampliação da malha ferroviária. Elmano rebateu e citou obras realizadas em parceria com o governo federal, como a Transnordestina e a duplicação da BR-116.
Na discussão sobre programas sociais e inclusão, Ciro afirmou que cerca de 2,4 milhões de cearenses vivem abaixo da linha da pobreza e disse que o Estado caiu do 15º para o 25º lugar no ranking nacional de renda familiar per capita. Elmano respondeu destacando a geração de 175 mil empregos formais durante sua gestão, além de ações de combate à fome, como as 1.300 cozinhas que, segundo ele, distribuem 130 mil refeições diariamente.
O confronto também passou pela política de desenvolvimento econômico. Elmano atribuiu parte da geração de empregos à política econômica do governo Lula e defendeu a integração entre Estado e União. Ciro, por outro lado, criticou o fechamento de fábricas do setor calçadista e questionou os efeitos da reforma tributária sobre os incentivos fiscais usados para atrair empresas ao Ceará.
Ao final do bloco, Ciro voltou a afirmar que o Ceará enfrenta problemas em diferentes áreas e criticou a condução da gestão estadual. Elmano manteve a defesa das ações de seu governo, destacando investimentos públicos, geração de empregos e programas sociais como resultados da administração.
Saúde vira segundo ponto de confronto
Na discussão sobre saúde pública, Ciro criticou a gestão de hospitais e afirmou haver unidades sob responsabilidade de aliados sem preparo técnico para exercer as funções.
Elmano respondeu destacando ações de sua administração e direcionou críticas ao histórico de Ciro à frente do Governo do Ceará. O governador afirmou que o adversário não implantou policlínicas durante sua gestão e citou um aumento de 40% nos consórcios de saúde.
O confronto também ganhou tom político. Ciro acusou Elmano de apostar no “ódio entre irmãos” durante a campanha.
As discussões sobre segurança e saúde abriram o debate entre os dois candidatos ao Governo do Ceará, com críticas concentradas principalmente nos modelos de gestão e nas estratégias para enfrentar problemas considerados prioritários no Estado.
TERCEIRO BLOCO
Moradia, educação e saneamento concentram embates entre Ciro e Elmano no terceiro bloco
O terceiro bloco do debate entre Ciro Gomes e Elmano de Freitas foi marcado por confrontos sobre moradia, saneamento básico, governabilidade, educação e meio ambiente. Os candidatos trocaram críticas sobre obras, políticas públicas e a relação do Ceará com o governo federal.
No primeiro tema, Elmano destacou a política habitacional de sua gestão e afirmou que mais de 70 mil unidades habitacionais foram viabilizadas em parceria com o Minha Casa, Minha Vida. Ciro contestou os números e citou levantamento segundo o qual 227 mil famílias ainda precisam de moradia adequada no Estado. O ex-governador também defendeu a ampliação do saneamento e relembrou o projeto Sanear.
Na discussão sobre governabilidade e reforma tributária, Ciro criticou a mudança da cobrança do ICMS da origem para o destino e afirmou que a medida pode reduzir a capacidade do Ceará de atrair indústrias por meio de incentivos fiscais. Elmano defendeu a reforma e disse que a transição, prevista até 2032, permite ao Estado construir uma nova política de incentivos para manter a atração de investimentos.
Educação vira novo ponto de divergência
Ao tratar da educação, Elmano apresentou os avanços do modelo educacional cearense e defendeu a continuidade das políticas implementadas nos últimos governos. Ciro reconheceu resultados na área, mas afirmou que o modelo deve ser tratado como política de Estado. O candidato também criticou a gestão das regionais de educação e defendeu a inclusão de educação digital, inteligência artificial e formação profissional no ensino médio.
No último tema, meio ambiente e sustentabilidade, o saneamento voltou ao centro do debate. Ciro afirmou que cerca de 40% da população cearense é atendida por rede coletora de esgoto e citou investimentos realizados durante sua gestão. Elmano rebateu, mencionando projetos em execução na Região Metropolitana de Fortaleza e no Cariri, além de investimentos previstos para ampliar a cobertura. O bloco terminou com novo embate político, após os candidatos trocarem acusações sobre suas posições em relação ao bolsonarismo.
QUARTO BLOCO
Segurança pública e saúde elevam tom do debate entre Ciro e Elmano
O quarto bloco do debate entre Ciro Gomes e Elmano de Freitas foi marcado por fortes críticas sobre segurança pública e saúde. No formato de temas livres, os candidatos trocaram acusações sobre a atuação do governo estadual, obras e políticas públicas.
Na primeira rodada, Ciro questionou Elmano sobre o avanço das facções criminosas no Ceará e afirmou que organizações criminosas passaram a controlar diferentes atividades econômicas no Estado. O candidato defendeu uma mudança na estratégia de segurança, com reforço da inteligência, uso de tecnologia e foco nas lideranças e na lavagem de dinheiro.
Elmano rebateu as críticas e citou dados de redução de homicídios e roubos, além da prisão de cerca de 5 mil integrantes de organizações criminosas e do bloqueio de R$ 3,3 bilhões em bens ligados ao crime. O governador também destacou a contratação de policiais e investimentos em inteligência e tecnologia.
Saúde vira novo foco de confronto
Na segunda rodada, o debate migrou para a saúde pública. Elmano questionou Ciro sobre suas propostas para o setor e citou investimentos e a expansão da rede hospitalar estadual. Ciro, por sua vez, criticou a gestão da saúde e afirmou que há problemas de estrutura, atendimento e organização, além de acusar o governo de irregularidades na administração dos serviços.
Os candidatos também trocaram acusações pessoais durante a discussão, que teve pedidos de direito de resposta. Elmano citou uma condenação eleitoral envolvendo Ciro, enquanto o ex-governador afirmou que a decisão é objeto de recurso e negou ter cometido agressão contra mulheres. O bloco terminou com novo embate político, desta vez sobre as posições dos dois candidatos em relação ao governo Lula e ao campo bolsonarista.
QUINTO BLOCO
Ciro e Elmano encerram debate com defesa de mudança e continuidade no Ceará
Nas considerações finais do debate entre os candidatos ao governo do Ceará, Ciro Gomes e Elmano de Freitas reforçaram as principais linhas apresentadas ao longo dos blocos e buscaram apresentar ao eleitor suas diferentes visões para o futuro do Estado. Ciro defendeu uma mudança na condução do governo, enquanto Elmano pediu a continuidade do projeto político que, segundo ele, vem transformando o Ceará.
Ciro agradeceu à organização do debate e afirmou que o eleitor teve a oportunidade de perceber a diferença entre os dois projetos. O ex-governador disse que sua proposta não pretende desconsiderar avanços existentes, mas promover uma “mudança profunda” em áreas como segurança pública, saúde, desenvolvimento econômico, combate à pobreza e corrupção.
O candidato do PSDB também voltou a criticar a situação da segurança pública e da saúde e afirmou que pretende apresentar, durante a campanha, documentos relacionados a denúncias que fez ao longo do debate. Ciro encerrou sua participação pedindo aos cearenses que avaliem as propostas apresentadas e afirmando que sua candidatura representa uma alternativa ao atual modelo de gestão.
Elmano, por sua vez, apresentou sua candidatura como representante de um projeto político que, segundo ele, tem produzido avanços em diferentes áreas. O governador citou resultados na educação, saúde, segurança pública, equilíbrio fiscal e infraestrutura, além de destacar a entrada de estudantes da rede pública no ensino superior e investimentos em obras estruturantes.
Na fala final, Elmano também reforçou sua proximidade política com o presidente Lula e com os ex-governadores Cid Gomes e Camilo Santana. Segundo ele, a continuidade do projeto busca ampliar políticas de geração de emprego, educação, saúde e desenvolvimento. O governador reconheceu que ainda existem desafios, mas afirmou que pretende avançar sobre os problemas do Estado.
O debate, realizado pela TV Band Ceará neste domingo (9), foi encerrado após cinco blocos de perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Ao longo do encontro, os candidatos protagonizaram confrontos principalmente sobre segurança pública, saúde, turismo, infraestrutura, educação, saneamento, emprego e relação com o governo federal.
Fonte: O Otimista



Publicar comentário