Batalha contra as fake news já é parte da disputa eleitoral e deve ganhar ainda mais força nas eleições de 2026
Especialistas em mídias digitais se reuniram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para discutir o combate à desinformação e às fake news nas redes sociais durante as eleições.
O principal alvo das discussões são os chamados influenciadores digitais, pessoas que conquistaram grande alcance na internet e conseguem impactar a opinião de milhares ou até milhões de usuários.
O mercado de influenciadores reúne cerca de 150 milhões de brasileiros, número que demonstra o tamanho do potencial de alcance dessas plataformas. O alerta é maior quando esse poder é utilizado para disseminar informações falsas sobre candidatos e eleições.
O problema pode atingir diretamente o processo eleitoral. Notícias falsas produzidas e compartilhadas nas redes podem envolver deputados, senadores, prefeitos, governadores, empresários, dirigentes de entidades e artistas, além de outros nomes conhecidos do público.
Durante o encontro, especialistas também defenderam o uso de ferramentas de inteligência artificial para ajudar no combate à desinformação e identificar conteúdos falsos que possam interferir na escolha dos eleitores.
Fonte: Blog do Roberto Moreira



Publicar comentário