×

Lula anuncia distribuição gratuita de canetas emagrecedoras pelo SUS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (17/9), durante agenda em Montes Claros (MG), que as chamadas canetas emagrecedoras serão oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com obesidade.

Lula, no entanto, não informou quando a medida começará a valer nem detalhou quais medicamentos serão disponibilizados ou quais serão os critérios para acesso.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o governo trabalha na definição de protocolos clínicos para que os medicamentos sejam incorporados ao SUS de forma controlada e com acompanhamento médico.

A estratégia inicialmente avalia o uso desses medicamentos em pessoas com obesidade que estão na fila para cirurgia bariátrica e em pacientes com obesidade associada a outras condições de saúde. Um estudo realizado pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre, acompanha cerca de 250 pacientes.

Durante a agenda em Minas Gerais, Lula afirmou que o tratamento deverá ser utilizado com indicação médica, associado a mudanças nos hábitos alimentares e à prática de atividades físicas.

O Ministério da Saúde informou ainda que já existem 14 medicamentos registrados no Brasil para o tratamento da obesidade e que a ampliação da concorrência contribuiu para a redução dos preços no mercado.

Publicar comentário