Tasso Jereissati enfrenta resistência do PSDB nacional ao tentar filiar Ciro Gomes

Presidente de honra do PSDB no Ceará e figura de grande influência na legenda, o ex-senador Tasso Jereissati trava uma queda de braço com a direção nacional do partido ao tentar emplacar a filiação de Ciro Gomes. A movimentação tem esbarrado no veto imposto pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que ainda exerce influência sobre os rumos da legenda tucana e rejeita a presença do pedetista histórico nos quadros do PSDB.

Embora Ciro não tenha o aval da cúpula nacional para disputar a Presidência da República pelo partido, a costura política conduzida por Tasso abre espaço para que o ex-ministro dispute cargos no Ceará, onde ainda detém forte influência.

Na chamada “janela partidária” de 2026, o PSDB cearense deve receber nomes de peso, como os deputados estaduais Cláudio Pinho e Antônio Henrique, além do ex-prefeito de Fortaleza, José Sarto. A movimentação indica uma tentativa de fortalecimento da legenda no Estado. No entanto, até o momento, não há sinalização de novas filiações com vistas à disputa por vagas na Câmara Federal, o que evidencia o desafio tucano de se reinventar no cenário nacional a partir de bases regionais.

Publicar comentário