Febraban faz alerta sobre o golpe do falso advogado; veja como funciona
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) advertiu que uma nova modalidade de golpe tem se espalhado por meio de aplicativos de mensagens, mirando pessoas que têm processos na Justiça. Segundo a entidade, quadrilhas estão acessando dados públicos de processos judiciais e entrando em contato com clientes de advogados para aplicar o golpe.
No chamado golpe do falso advogado, os criminosos criam perfis falsos utilizando nome, imagem e informações reais de advogados regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Eles mandam mensagens para as vítimas simulando vitórias em ações judiciais e pedem pagamentos antecipados de taxas, custas ou impostos inexistentes para liberar supostos valores, muitas vezes via Pix.
Além disso, os golpistas podem enviar documentos falsos e links maliciosos que podem clonar o celular e roubar dados das vítimas.
Orientações da Febraban para se proteger do golpe:
-
Desconfie de mensagens enviadas de números desconhecidos que afirmam ser de seu advogado.
-
Não realize pagamentos antecipados para liberação de processos judiciais — a Justiça não cobra valores adiantados para liberar indenizações ou resolver pendências.
-
Cuidado com pressão por urgência para pagamentos.
-
Não forneça informações pessoais ou financeiras por aplicativos de mensagens.
-
Em caso de dúvida, ligue diretamente para seu advogado, prefira chamada de vídeo ou vá pessoalmente ao escritório.
-
Se sofrer tentativa de golpe, salve prints das mensagens e do número e registre um boletim de ocorrência.



Publicar comentário