×

Elmano confirma concurso para professores da rede estadual em 2026

Foi anunciado nesta segunda-feira (2/2), pelo governador Elmano de Freitas na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), a autorização para realizar um novo concurso público para professores da rede estadual em 2026. O anúncio ocorreu durante a leitura da Mensagem Governamental, ato que marca a instalação da 4ª sessão legislativa da 31ª Legislatura e dá início ao calendário de atividades do Parlamento Estadual.

Durante o comunicado, o governador destacou o plano de carreira do Ceará como “o melhor do país” e enfatizou que a seleção buscará “os melhores” profissionais. Já o presidente do Legislativo não revelou a data prevista para a realização do concurso.

“Teremos professores concursados, efetivos, com plano de carreira – e é assim que queremos, porque temos o melhor plano de carreira do magistério de estado do País. E, portanto, é nisso que eu acredito: selecionar os melhores e as melhores. Nós já temos uma rede que tem mais de 250 doutores, tem mais de 7 mil especialistas e tem mais de 2 mil mestres. E vamos ter cada vez mais”, disse o governador.

Em coletiva de imprensa após o anúncio oficial, Elmano declarou que o governo disponibilizará um número expressivo de vagas para professores efetivos e incentivou os interessados a iniciarem desde já a preparação para o processo seletivo. Contudo, não foi informado o quantitativo exato de cargos previstos. O governador também manifestou a intenção de reduzir a presença de educadores temporários, de modo que “praticamente todas” essas funções sejam ocupadas por docentes concursados e efetivos.

“Por que é que eu falo de quase todos? Porque (o professor temporário) é uma categoria e, muitas vezes, também, nós temos necessidade de professores temporários para cobrir férias, para cobrir determinados momentos em que é preciso ter um temporário. Mas o máximo que a gente puder ter como professor concursado efetivo, esse é o nosso objetivo”, declarou o chefe do Legislativo à imprensa.

Publicar comentário