Grupo CriAr, da cidade de Varjota, está indicado ao 36º Prêmio Shell de Teatro
Este ano, o grupo CriAr de Teatro, da cidade de Varjota, no interior do Ceará, completa 20 anos. E a celebração pode vir com um prêmio. A peça “Cassacos” está indicada como Destaque Nacional do 36º Prêmio Shell de Teatro, considerada a principal premiação do Brasil na linguagem.
O nome faz alusão ao termo usado pejorativamente para referir-se aos trabalhadores que, entre o final do século XIX e meados do século XX, atuavam nas obras públicas realizadas para reduzir os efeitos das secas no sertão do Nordeste.
A montagem, com direção e dramaturgia de Mailson Furtado, se utiliza do teatro documental para resgatar histórias desses operários que enfrentaram condições adversas e se mantiveram no sertão, trabalhando por melhoria em seus territórios.
O Brasil também é sertão
Segundo o diretor, o CriAr de Teatro é o primeiro grupo do interior do Ceará a ser indicado ao prêmio que ele avalia como “o maior e mais longevo dedicado à linguagem teatral”.
“Varjota é uma cidade fundada por esses operários, por conta da construção do açude de Araras, na década de 1950. É uma história muito nossa, e a gente sempre teve vontade de contar um pouco mais dessa história”, afirma Mailson – que é escritor e recebeu, em 2018, o Prêmio Jabuti pelo livro “à cidade”.
Fonte: O Povo



Publicar comentário