Ceará lidera inadimplência no Nordeste e acende alerta econômico em 2026
O Ceará aparece, em 2026, como o estado nordestino com o maior número de famílias endividadas e inadimplentes, segundo levantamento do Centro de Estudos para o Desenvolvimento do Nordeste, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), obtido com exclusividade pelo jornal O POVO.
De acordo com os dados referentes ao primeiro bimestre do ano (janeiro e fevereiro), 48,1% dos domicílios cearenses possuem ao menos uma pessoa com dívidas em atraso. Na prática, isso significa que praticamente metade das famílias do estado enfrenta dificuldades para manter as contas em dia.
O cenário é ainda mais preocupante quando se observa o critério de inadimplência: são consideradas inadimplentes as pessoas com dívidas atrasadas há mais de três meses. Nesse recorte, o Ceará também lidera com folga, ficando quase 20 pontos percentuais acima da média do Nordeste, que é de 28,6%, e bem acima da média nacional, de 29,6%.
O levantamento mostra que nenhum outro estado da região apresenta um quadro semelhante, evidenciando um desequilíbrio significativo nas finanças das famílias cearenses.
Especialistas apontam que fatores como o alto custo de vida, o crescimento do crédito e a dificuldade de recomposição de renda podem estar entre as causas do aumento da inadimplência.
O dado acende um alerta para gestores públicos, setor produtivo e instituições financeiras, já que o elevado nível de endividamento impacta diretamente o consumo, a atividade econômica e a qualidade de vida da população.



Publicar comentário