Especialista usa exemplo da saúde para explicar como Sobral alcançou 97% de crianças alfabetizadas
Se você tivesse que escolher um hospital para uma cirurgia cardíaca de um filho, optaria por uma instituição com 61% de taxa de sucesso ou por outra com índice próximo a 100%? A provocação, inspirada em um cenário comum na área da saúde, abriu a palestra da consultora pedagógica Cristina Barbosa, do Instituto Alfa e Beto (IAB), durante o Conexão APM, criado pela Associação Paulista de Municípios, que ocorreu na quarta-feira (2/7), em Marília (SP). A proposta foi mostrar que a mesma lógica utilizada para tomar decisões médicas, frequentemente baseadas em dados, pode contribuir para transformar os resultados da alfabetização no Brasil.
A comparação serve como ponto de partida para uma reflexão sobre a gestão da educação pública. Segundo Cristina, quando a vida de uma criança está em jogo, pais e responsáveis tendem a escolher o hospital com melhores indicadores. Na educação, porém, decisões importantes nem sempre são orientadas por evidências sobre o que realmente funciona.
“Quando escolhemos um hospital, confiamos nos dados, nas evidências e nas taxas de sucesso. Na educação, precisamos fazer o mesmo. As decisões devem ser guiadas por aquilo que comprovadamente melhora a aprendizagem das crianças”, afirma a consultora.
Para ilustrar esse cenário, Cristina apresentou o caso de Sobral (CE), município reconhecido nacionalmente pelos resultados na alfabetização. O município alcançou cerca de 97% de crianças alfabetizadas ao investir em ensino estruturado, formação continuada de professores, acompanhamento permanente das escolas e monitoramento sistemático dos indicadores de aprendizagem.
Além de Sobral, a especialista apresenta dados oficiais do Ministério da Educação e experiências de municípios de diferentes regiões do país, como Bom Jesus (PI), Trizidela do Vale (MA) e Lagoa Santa (MG), que registraram avanços significativos após adotarem práticas fundamentadas em evidências, planejamento e acompanhamento contínuo das redes de ensino.
De acordo com Cristina, os resultados mostram que o avanço da alfabetização não está relacionado apenas ao volume de investimentos, mas principalmente à adoção de um método consistente e à capacidade de gestores e educadores de acompanhar indicadores, avaliar resultados e ajustar estratégias sempre que necessário.
Com atuação em mais de mil municípios brasileiros, o Instituto Alfa e Beto participou do Conexão APM para compartilhar experiências e dialogar com gestores públicos sobre estratégias capazes de fortalecer a alfabetização na idade certa e ampliar a qualidade da educação pública.



Publicar comentário