14 municípios do Ceará têm mais eleitores do que habitantes, segundo dados do TSE
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgados em 20 de julho, mostram uma situação curiosa em 14 municípios do Ceará: o número de eleitores aptos a votar nas eleições de 2026 é maior que a população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2025.
A diferença aparece principalmente em municípios de pequeno porte. Entre os casos estão Aratuba, Barroquinha, Caridade, Catarina, General Sampaio, Granjeiro, Guaramiranga, Ibaretama, Ibicuitinga, Pacujá, Palhano, São João do Jaguaribe, São Luís do Curu e Tururu.

Em Aratuba, por exemplo, são 12.321 eleitores para uma população estimada de 11.427 habitantes. Em Barroquinha, são 15.240 eleitores para 14.998 moradores. Já em Caridade, o eleitorado chega a 17.509, enquanto a população estimada é de 16.234 pessoas. Os dados populacionais são referentes às estimativas oficiais do IBGE para 2025.
A maior diferença proporcional apresentada no levantamento está em Granjeiro, que possui 6.346 eleitores para uma população estimada em 4.955 habitantes. Em Guaramiranga, são 6.646 eleitores diante de 5.826 moradores.
Outros dois municípios ficaram próximos de entrar na lista. Altaneira registra 6.970 eleitores para uma população de 6.974 habitantes, enquanto Ocara possui 25.228 eleitores e população estimada em 25.272 pessoas.
A divergência entre eleitorado e população, por si só, não significa necessariamente irregularidade. Os cadastros têm finalidades e critérios diferentes, e o eleitorado pode incluir pessoas que mantêm domicílio eleitoral no município mesmo não residindo atualmente nele.
(com informações do PontoPoder, do DN)



Publicar comentário