Sobral cai 59 posições no ranking de competitividade dos municípios, e Ivo Gomes lamenta resultado
O ex-prefeito de Sobral, Ivo Gomes, usou as redes sociais nesta quinta-feira (28/8) para lamentar a queda do município no Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
De acordo com os dados apresentados, Sobral aparece agora na 135ª posição entre os municípios brasileiros, uma queda de 59 posições em relação à edição anterior. No levantamento anterior, a cidade ocupava o 76º lugar.
A comparação também mostra uma mudança significativa em relação ao desempenho registrado anteriormente. Na edição de 2025, Sobral havia avançado 85 posições em relação a 2024, quando ocupava uma colocação inferior no ranking.

O resultado mais recente coloca Sobral em uma trajetória de forte recuo no indicador de competitividade. O ranking considera diferentes aspectos relacionados à capacidade dos municípios de oferecer condições para o desenvolvimento econômico e social.
Entre os dados apresentados no levantamento atual, Sobral aparece na 159ª posição no pilar Instituições, com queda de 85 posições, e na 267ª colocação em Sustentabilidade Fiscal, que registrou o maior recuo, de 150 posições.
Para Ivo Gomes, os números são motivo de preocupação e representam uma mudança negativa no desempenho do município.
O Ranking de Competitividade dos Municípios é elaborado pelo CLP e busca comparar o desempenho das cidades brasileiras a partir de indicadores relacionados à gestão pública, economia, infraestrutura e qualidade dos serviços oferecidos à população. O Ceará, apesar da queda de alguns municípios, lidera o Nordeste entre os estados no levantamento de 2026



Publicar comentário