Ceará está sob risco de enfrentar nova crise econômica

Os impactos da pandemia do novo coronavírus na economia cearense ainda não foram mensurados de forma oficial pelo Governo do Estado, mas os setores já projetam volta à recessão em 2020, após três anos de lenta recuperação econômica no Brasil e Ceará, de 2017 a 2019 – apesar de o Produto Interno Bruto (PIB) estadual referente ao ano passado ainda não ter sido divulgado.
O presidente do Instituto de Pesquisas e Estratégias Econômicas do Ceará (Ipece), João Mário França, admite que, dificilmente, o Estado escapará de nova crise econômica. Antes da pandemia, a expectativa era que o PIB estadual atingisse expansão de 2,3% neste ano, percentual que está sendo revisado e deverá acompanhar a tendência nacional. No País, o Governo Federal já reduziu para de 2,1% para 0,02% o crescimento da economia.
O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), também já sinalizou que a economia estadual deverá sofrer um baque, mas ponderou que o grande desafio agora é do ponto de vista da saúde pública, sendo preciso intensificar as medidas de prevenção e combate à Covid-19. “O grande desafio será na próxima semana. A economia a gente busca depois recuperar. Vidas a gente tem que salvar”, declarou.
Fonte: O Povo



Publicar comentário