×

STF barra reeleição de presidentes da Câmara e do Senado na mesma legislatura

O Supremo Tribunal Federal (STF) barrou, na noite desse domingo (06), por 6 votos a 5, por meio virtual, a possibilidade dos atuais presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, ambos do DEM, serem candidatos à reeleição na mesma legislatura. A decisão representa um balde de água fria nas articulações de Maia e Alcolumbre e significa uma vitória para o Palácio do Planalto.

As constantes trombadas entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, abriram um fosso na relação do Executivo com o Legislativo e inibiu o avanço de pautas importantes na agenda do Congresso Nacional.

Agora, com a decisão do STF, que impede Maia e Alcolumbre de concorrer a um novo mandato, acelera as negociações para um aliado mais próximo ao Palácio do Planalto suceder Rodrigo Maia no comando da Câmara. A eleição da cúpula do Congresso está marcada para 1º de fevereiro de 2021 e até o momento não tem qualquer protagonismo das bancadas do Ceará na Câmara e no Senado.

Publicar comentário