MPCE recomenda exonerações na Prefeitura de Ipueiras por nepotismo

O Ministério Público em Ipueiras, representado pelo promotor Francisco Ivan de Sousa, emitiu recomendação ao prefeito Junior do Titico, para exonerar parentes pela prática de nepotismo.
Conforme a decisão do promotor, a prefeitura teria informado que, além das pessoas exoneradas, não visualizava qualquer outro ato que se enquadrasse em nepotismo, todavia, nossa redação teve acesso a recomendação expedida pela Câmara Municipal de Ipueiras.
De acordo com a decisão do Ministério Público da Comarca de Ipueiras, no último dia 17 de maio, após a recomendação nº 004/2021, o prefeito de Ipueiras, Júnior do Titico (MDB), exonerou servidores nomeados pela gestão que se enquadraram no afamado nepotismo.
Confira a relação dos exonerados:
- Ana Rafaela Vasconcelos Damasceno
- Antonia Fernanda Mendes Silva
- Breno Souto Vasconcelos Catunda
- Fernanda Vasconcelos Damasceno
- Maria Aline Mendes Silva e
- Mauricia Maria Aragão Mourão
- Pamela Martins de Vasconcelos
- Thalita Vasconcelos Magalhães Catunda
Conforme a decisão do promotor, a prefeitura teria informado que, além das pessoas exoneradas, não visualizava qualquer outro ato que se enquadrasse em nepotismo, todavia, nossa redação teve acesso a recomendação expedida pela Câmara Municipal de Ipueiras.
O que se conclui é que a lista é bem mais extensa, e o prefeito teria deixado de exonerar as seguintes pessoas que também se enquadrariam no nepotismo:
- Antonio Carliano de Souza (Irmão do Chefe de Gabinete, Zé Carlos)
- Antonio Ilton Vieira de Sousa (Tio do chefe de Gabinete José Carlos de Sousa)
- Arthur Roberto Gomes de Pinho (Cunhado da secretária de esportes Juliellen Mourão Chaves)
- Cecília Gabryely Soares Carvalho (Sobrinha por afinidade do Prefeito Junior do Titico)
- Douglas Oliveira do Nascimento (Sobrinho por afinidade do superintendente do SAAE Cicero Araújo)
- Emanoel Rodrigues Messias Junior (Filho da secretária de ação social Valdirene Vasconcelos)
- Francisco Danilo Alves Lima (Irmão do Vereador Sergio Alves)
- Francisco Diego Belo Ferreira (Irmão do Assessor jurídico Dionne Belo)
- Gilberto Timbó Portela (Sobrinho por afinidade da vereadora Mônica Vasconcelos)
- Iago Luis Mesquita de Sousa (Irmão do secretário de obras Igor Mesquita de Sousa)
- Irene Ximenes Lopes Miranda (Tia por afinidade do procurador Geral Pedro Henrique Miranda)
- Juliane Mourão Chaves (Irmã da secretária de esportes Juliellen Mourão Chaves)
- Lucas Oliveira de Araujo (Filho do Superintendente do SAAE Cícero Araújo)
- Maria Nilse de Oliveira do Nascimento (Cunhada do Superintendente do SAAE Cícero Araújo)
- Nataxa Ximenes de Miranda (Filha da D. Irene, prima do procurador Pedro Henrique)
- Nilson Aragão Neto (Filho de Maurício Mourão, sobrinho do vereador Dênis Mourão)
- Rosa Maria Belo (Tia do Assessor jurídico Dionne Belo)
- Rosanne Martins Mourão (esposa do coordenador do Fundo Municipal Wendell Saraiva)
São pelo menos 18 pessoas que ainda estão em cargos comissionados e que configuram nepotismo, termo utilizado para designar o favorecimento de parentes (ou amigos próximos) em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos públicos.
De acordo com o Promotor de Justiça da Comarca de Ipueiras, Dr. Francisco Ivan de Sousa, a representação foi dada devido encaminhamento ao MPCE.
A insistência na manutenção nos quadros da prefeitura de Ipueiras dos servidores que incidam em nepotismo poderá fazer recair sobre os gestores a responsabilização por atos de improbidade administrativa, além de outras sanções.
Fonte: O Regional



Publicar comentário