A Vingança de Bolsonaro 💰

O presidente Jair Bolsonaro (PL) mandou suspender o pagamento das emendas do orçamento secreto apĂ³s seus aliados no Congresso fecharem alianças com o presidente eleito Luiz InĂ¡cio Lula da Silva (PT). A ordem no PalĂ¡cio do Planalto Ă© nĂ£o pagar mais nada neste ano.

Na prĂ¡tica, a medida deixa o presidente da CĂ¢mara, Arthur Lira (PP-AL), sem capacidade de honrar os acordos feitos para bancar sua reeleiĂ§Ă£o ao comando da Casa – alĂ©m de empurrar para Lula o Ă´nus de ter que manter o esquema de toma lĂ¡, dĂ¡ cĂ¡ que condenou na campanha se quiser o apoio do Congresso para aprovar suas propostas. A canetada de Bolsonaro ocorre um dia depois de o PT se aproximar de Lira anunciando apoio Ă  sua reconduĂ§Ă£o no comando da CĂ¢mara.

RELEMBRE O ORÇAMENTO SECRETO:

Revelado pelo EstadĂ£o, o esquema foi criado por Bolsonaro e repassou ao relator do orçamento a decisĂ£o sobre qual deputado ou senador poderia decidir o que fazer com bilhões do orçamento da UniĂ£o (dinheiro dos impostos). AtĂ© mesmo pessoas sem mandato foram contempladas.

O relator do orçamento Ă© indicado pelos presidentes da CĂ¢mara e do Senado, que, na prĂ¡tica, coloca na mĂ£o de trĂªs polĂ­ticos a operaĂ§Ă£o do dinheiro pĂºblico. SĂ³ recebe quem votar de acordo com eles. E, como revelou o jornal, recursos foram distribuĂ­dos sem critĂ©rios tĂ©cnicos e abasteceram prefeituras de aliados que compraram de tratores a caminhões de lixo sem necessidade e a preços superfaturados.

Fonte: EstadĂ£o

Publicar comentĂ¡rio