×

Casos de depressão em crianças aumentaram 8% em uma década

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de depressão em crianças entre 6 e 12 anos de idade aumentaram de 4,5% para 8% em uma década. O número crescente é um alerta para o cuidado com a saúde mental e bem-estar também nessa faixa etária.

Ainda de acordo com a OMS, a depressão é uma das principais causas de doença e incapacidade entre adolescentes em todo o mundo.

SINTOMAS:

De acordo a Associação Americana de Ansiedade e Depressão (ADAA), irritabilidade e/ou raiva persistentes são os sintomas que mais se destacam na depressão infantil.

Além desses, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) aponta sinais de alerta como o sentimento de culpa ou baixa autoestima, distúrbios do sono, desinteresse pelas atividades habituais ou brincadeiras e dificuldade de concentração.

CAMPANHA NO CEARÁ:

A Assembleia Legislativa aprovou projeto de autoria do deputado estadual Audic Mota (MDB), sancionado em dezembro de 2022, que institui a Campanha de Conscientização sobre a Depressão na Infância e na Adolescência no âmbito do Estado do Ceará.

A campanha tem como objetivo a divulgação dos sintomas, da importância da procura e das formas de acesso ao atendimento especializado, assim como o estímulo à parceria entre família e escola para oferecer o suporte necessário.

ATENÇÃO:

Caso identifique sintomas como esses em crianças e adolescentes ao seu redor, procure um especialista.

Fonte: Jornal Jangadeiro

Publicar comentário