Aeroporto de Sobral passa por homologação de sistema que viabiliza tráfego de aviões a jato na região
O Aeroporto Regional de Sobral Luciano de Arruda Coelho recebeu, na quarta e quinta-feira, 26 e 27 de abril, uma equipe do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta), de Recife, para inspeção técnica do Papi (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), sistema de iluminação que auxilia pilotos no momento do pouso. A iniciativa faz parte do procedimento de homologação do sistema, que é uma condição da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que aeroportos possam operar com aviões a jato.
A inspeção do Cindacta é a primeira etapa do processo. A partir da vistoria, um relatório é encaminhado ao Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), onde é avaliado e direcionado ao Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira (FAB), que realiza os testes finais de voo para homologação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
Com investimento de R$ 70 milhões pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), o novo Aeroporto Regional de Sobral foi entregue pelo Governo do Ceará em abril de 2022 e possui capacidade para receber aeronaves de porte médio.
Instalado numa área de 180 hectares, a cerca de 13 km da sede do município, o empreendimento conta com pista de pouso e decolagem de 1.800m de extensão por 30m de largura. Também possui estacionamento, pátio de aeronaves, pistas de taxiamento, balizamento noturno e um Terminal de Passageiros, com área construída de aproximadamente 2 mil m².
Desde fevereiro deste ano, o aeroporto opera com voos comerciais da Azul Linhas Aéreas, que fazem a ligação entre a região Norte e a Capital três vezes por semana.
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