×

‘Prepare-se para o El Niño’: fenômeno incomum terá seca ‘impactante’ no Norte e no Nordeste do país

“Prepare-se para o El Niño”, diz o título de novo relatório da Organização Meteorológica Mundial, da ONU. O documento, divulgado nesta quarta-feira, dá o tom do debate e da preocupação da entidade. O fenômeno climático, que não acontece há sete anos, deve acontecer até setembro, segundo a ONU, podendo levar as temperaturas globais a novos recordes — entre outros diversos efeitos. No Brasil, o Norte e o Nordeste enfrentarão uma seca “impactante”, segundo disse ao Jornal O Globo/RJ a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Andrea Ramos.

O El Niño, fenômeno climático associado ao aquecimento da temperatura das águas na porção equatorial do Oceano Pacífico, na costa oeste da América do Sul, é conhecido por causar “anomalias climáticas” ao redor do mundo. O evento acontece, em média, a cada dois ou sete anos e costuma durar de nove a 12 meses. Neste ano, no entanto, ele será diferente e terá “algumas particularidades”, segundo o meteorologista Marcio Cataldi, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Até o momento, no entanto, de acordo com estudos da ONU, ainda não há indicação da força ou duração do fenômeno. Andrea diz que esse El Niño está sendo monitorado e seguirá sendo estudado pelos especialistas para que seja possível determinar com maior exatidão essas informações que ainda estão em aberto.

Fonte: O Globo

Publicar comentário