Registros de ocorrências via Whatsapp das Estradas garantem mais efetividade ao trabalho de recuperação da malha viária estadual
Criado com a finalidade de garantir mais rapidez ao registro e atendimento de ocorrências que prejudicam a trafegabilidade das rodovias estaduais, coordenado pela Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP), o WhatsApp das Estradas (85) 98404-9800 tem se consolidado como uma ferramenta de comunicação importante entre os cearenses e o poder público estadual.
Neste ano, em decorrência do volume de chuvas acima da média, o maior número de chamados se concentrou no mês de março. Nesta quadra chuvosa, foi registrada uma média de 44 demandas mensais relacionadas a problemas comuns, como erosão no solo, obstrução de bueiros e deslizamento de barreiras. Os Distritos Operacionais da Região Metropolitana, Itapipoca, Aracoiaba e Sobral lideraram o ranking de atendimentos no período.
Visando uma comunicação mais rápida e transparente com os usuários, o Governo do Ceará lançou, em agosto de 2021, um serviço exclusivo para registro de ocorrências, sugestões e denúncias relacionadas às rodovias estaduais via WhatsApp (85) 98404-9800.
O usuário entra em contato fornecendo informações básicas, sobre qual a rodovia, localização, o que quer relatar e, quando possível, imagens do trecho. A mensagem é encaminhada ao gerente responsável pela área, que verifica in loco e providencia possíveis intervenções.
Na maioria das vezes, quando se trata de uma demanda mais simples, como erosões no pavimento, obstrução de bueiros ou deslizamento de barreira, a recuperação é feita em poucos dias. Quando se trata de uma demanda mais complexa, como pedidos ou sugestões de pavimentação de um trecho, a mensagem é encaminhada à sede da Superintendência para avaliação e, em alguns casos, para que seja realizado um estudo de viabilidade da obra.
O WhatsApp das Estradas funciona como ferramenta para auxiliar o atendimento ao cidadão, respondendo exclusivamente às demandas relacionadas às rodovias. Outra opção para os usuários registrarem reclamações é a Ouvidoria por meio do Ceará Transparente e do Serviço de Informação ao cidadão (SIC), na Central 155.
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