Presidente licenciado do PDT nacional, o ministro Carlos Lupi (Previdência) vai se reunir com o também ministro Camilo Santana (Educação) para discutir o impasse sobre o comando do PDT no Ceará. De acordo com o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT), representante de uma comissão formada para acompanhar o processo, Lupi tem agenda prevista com Camilo já na semana que vem.
“Ele disse que procuraria o Camilo, juntamente com André Figueiredo, para buscar entendimento sobre a ida do PDT para a base do governo Elmano em sua totalidade”, afirmou Bismarck após conversa ontem entre membros da comissão e o ministro, num hotel em Fortaleza.
Ainda conforme o pedetista, “num segundo momento, Lupi procuraria Elmano junto com o ministro Camilo para poder tratar da ida do PDT para a base”. A intenção, acrescentou Bismarck, é tentar contornar divergências que se abriram no diretório do partido no estado, cujo comando é hoje disputado entre o senador Cid Gomes e o deputado André Figueiredo, atual mandatário.
O objetivo dessa rodada seria pacificar os termos de uma possível adesão do PDT cearense à gestão petista, principal demanda da ala da agremiação trabalhista ligada a Cid.
Esse movimento, porém, enfrenta forte resistência do grupo do qual Figueiredo faz parte, que inclui o ex-presidenciável Ciro Gomes, o ex-prefeito Roberto Cláudio e o chefe do Executivo de Fortaleza, José Sarto, candidato à reeleição em 2024, mas que não tem apoio nem de Cid nem de Elmano.