Prefeitos da região Norte do Ceará estão preocupados com a queda da arrecadação do ICMS
A queda de arrecadação de várias fontes, dentre elas o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS), em tributo estadual, em que parte é repassado para as prefeituras, vem preocupando vários prefeitos da região norte do Ceará. Prefeitos cogitam até propor um conjunto de medidas de contenção de despesas para conseguirem encerrar o ano sem que as contas estejas no vermelho.
Prefeitos já tem conversado com financeiro e a preocupação é grande. Alguns municípios já estão com dificuldades de fechar, inclusive, a folha de pagamento. Outros buscam medidas de contenção para chegar no fim do ano sem ficar com as contas públicas negativas.
Alguns prefeitos poderão tomar outras médicas de contenção de despesas como a redução do expediente nas prefeituras, redução de horas extras, diárias, eventos e os gestores poderão orientar as Secretarias a fazer também sua parte.
Prefeitos estão estudando também suspender contratos que não sejam considerados essenciais.
O Ceará perdeu quase R$ 1,2 bilhão em arrecadação de ICMS no primeiro semestre de 2023 e prefeituras dependem desses recursos para sobreviver e conseguir honrar seus compromissos.



Publicar comentário