149 cidades do Ceará têm menos de um médico para cada mil pessoas

Acessar serviços de saúde pode ser desafiador para quem depende do SUS.. Em algumas cidades cearenses, o problema começa na base: 149 dos 184 municípios do Estado têm menos de um médico por mil habitantes. Em média, são 8 a cada 10 cidades nessa situação.
Entre os locais com maior disponibilidade de profissionais que atendem pelo SUS estão Barbalha (6,5), Fortaleza (2,6) e Cascavel (2,5); e os que constam com menor proporção de médicos são Santana do Acaraú, Umari e Cariré, com taxa de 0,1 cada. Pacujá, próximo a Sobral, aparece com quadro zerado.
Os dados são do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), referentes a julho de 2023, coletados e tabulados pelo Diário do Nordeste. A base, que está sujeita a atualizações, mostra a quantidade de médicos que atendem pelo SUS, em todas as especialidades, por município.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) não possui um índice definido como ideal para países, estados ou cidades, mas o governo brasileiro utiliza a taxa do Reino Unido, que tem sistema público de saúde, como parâmetro: lá, são 2,7 médicos por mil habitantes.



Publicar comentário