Católicos iniciam tempo da Quaresma e abrem Campanha da Fraternidade
Depois de dias de bloquinhos com cores vibrantes, confetes e a euforia do Carnaval, os tons de roxo e o silêncio ganham espaço com a celebração da Quarta-feira de Cinza, marcando o início do tempo da Quaresma que, para os católicos, é período de jejum, oração de reconciliação em preparação para a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
A celebração traz a reflexão da passagem bíblica do livro do Gênesis, “Pois tu és pó e ao pó voltarás”, afirmação dita a Adão e Eva quando o fruto proibido foi provado.
Além da Quaresma, a Quarta-feira de Cinzas dá início aos trabalhos da Campanha da Fraternidade (CF) realizada anualmente pela Conferência
Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Este ano trabalha o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o como lema, traz um versículo do evangelho de Mateus, “Vós sois todos irmãos e irmãs”
As atividades se estendem até o Domingo de Ramos, no dia 24 de março, quando acontece a Coleta da Solidariedade, mas a campanha segue em atuação durante todo o ano litúrgico.
Publicar comentário