6 em cada 10 famílias do Nordeste deixam de comer para pagar energia
Ccerca de 45% dos nordestinos comprometem pelo menos metade do orçamento familiar com a conta de luz. O dado é da pesquisa de Justiça Energética realizada pelo Instituto Pólis, em parceria com o Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec). Quando é considerado o número de famílias na Região, o levantamento aponta que 62% delas precisam deixar de comprar alimentos básicos para conseguir pagar a energia.
O encargo com energia elétrica foi o item mais apontado pelos entrevistados do Nordeste como comprometedor do orçamento, ao lado da alimentação. O impacto da conta de luz supera os gastos com moradia, saúde, água, transporte público e lazer, segundo a pesquisa.
O peso da conta de luz só é sentido com mais intensidade na região Norte, onde a cada três pessoas, duas tem a conta de luz como maior comprometedora do orçamento doméstico. Dos nortistas entrevistados na pesquisa, 53% dedica metade ou mais da metade do orçamento com gastos de energia.
Related Posts
Roberto Gomes
Adivinha onde fica a maior carga tributária no Brasil. Simplesmente, onde o cidadão não tem como escapar. Não tem como viver sem energia nos dias de hoje, então é lá que o governo do amor cobra mais caro.
1 comentário