A pesquisa “E-commerce Trends 2025”, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, mergulha profundamente nas mudanças e tendências que moldam o futuro do comércio eletrônico no Brasil.
Conforme o estudo, que está em sua terceira edição, os sites/lojas virtuais (65%) e os marketplaces (60%) continuam sendo os canais preferidos dos consumidores para realizar compras online, seguidos pelos aplicativos das próprias lojas (54%).
Esses canais se consolidaram ao longo dos anos, mesmo que tenham variado entre si em algumas posições. De acordo com o levantamento, 50% dos clientes entrevistados olham preço da empresa onde pretende consumir e comparam com os dos concorrentes no momento da compra.
Ainda que três a cada quatro brasileiros prefiram comprar pela internet, faz sentido entender por que cerca de 22% optam pelas lojas físicas. Nesse sentido, a conveniência é destaque, mas outros fatores também podem ser observados, como a ansiedade do consumidor, que busca utilizar o produto assim que fecha a compra.
O que te leva a comprar mais em lojas físicas do que pela internet?
- Levar o produto com você na hora (63%)
- Poder ver e tocar nos produtos (56%)
- Visitar e viver a experiência da loja (25%)
- Acho mais seguro (23%)
- Possibilidade de negociar com o vendedor (22%)
- Encontro promoções melhores (16%)
- Ser atendimento por alguém (16%)
- Há mais promoções (16%)
- Os preços são mais baixos (11%)
- Outros (3%)
Fonte: O Otimista