O Prefeito de Sobral, Ivo Gomes, enviou para a Câmara Municipal, neste mês de outubro, um Projeto de Lei que proíbe o uso de aparelhos celulares e outros dispositivos eletrônicos pelos alunos da rede pública e privada de ensino de Sobral.
Ainda de acordo com o projeto, na sala de aula o uso de celulares fica permitido apenas para fins estritamente pedagógicos ou didáticos, conforme orientação dos professores.
Para o professor Coricolando Silva, que leciona Inglês na Escola em Tempo Integral Francisco das Chagas, localizada no distrito de Rafael Arruda, “o uso inadequado do celular e a pouca maturidade dos alunos tem interferido no bom andamento das aulas e na concentração, além de comprometer as relações sociais e as práticas pedagógicas”.
Nesse sentido, a presença de aparelhos celulares em sala de aula, mesmo quando não utilizados para fins educativos, representa uma fonte contínua de distração. De acordo com estudos, o uso excessivo de dispositivos de tela tem sido associado a dificuldades envolvendo a capacidade cognitiva e a retenção de informações.
Assim, a restrição do uso desses dispositivos em período escolar incentivará os estudantes a engajar-se mais profundamente nos conteúdos de leitura, estudo e reflexão, essenciais para a assimilação eficaz, sem a superposição de fatores externos.