Depois de fazer história como secretário da Educação de Sobral, o professor Julio Cesar Alexandre, está fazendo história também no município de Eusébio, onde conta com o total e irrestrito apoio do prefeito Acilon Gonçalves.
No último dia 14 de novembro, dia da alfabetização, Julio Cesar encaminhou a procuradoria e ao prefeito de Eusébio, o projeto de lei que dispõe sobre a política de alfabetização na idade certa no final do 1º ano do ensino fundamental, aos 06 anos de idade. O objetivo é constituir a referida série como plataforma para o sucesso escolar dos alunos nos anos posteriores do ensino fundamental.
Segundo Júlio Cesar, três referências foram utilizadas:
✅ Os resultados que o INEP/SAEB de 2021 que constata que 56,4% dos alunos do 2º ano não são alfabetizados, demarcando uma grande tragédia na educação brasileira.
✅ O histórico de resultados de alfabetização dos alunos do 1º ano do município de Sobral
✅ Os resultados das avaliações externas formativas realizadas semestralmente nos anos de 2023 e 2024 no município de Eusébio.
Em ambos municípios se constata que os alunos do 1º ano alcançam uma variação entre 85% a 100% de alfabetização ao final dos 06 anos de idade. A política de alfabetização na idade certa ao final do 1º ano no município de Eusébio estará amparada no programa municipal APRENDER A LER, LER PARA APRENDER, inspirado a partir do relatório do Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS) de 2021.
“Espero que essa ação possa propiciar um amplo debate sobre o ciclo de alfabetização preventiva para os alunos da escola pública brasileira”, evidenciou o professor Júlio Cesar no documento enviado.