Prefeitura de Sobral distribuirá 3 milhões de absorventes e protetores diários para estudantes das escolas municipais

A Secretaria da Educação de Sobral iniciou a distribuição de 1.155.000 absorventes higiênicos e 1.940.000 protetores diários para estudantes da rede pública municipal de ensino, totalizando 3.095.000.  O objetivo é evitar que as estudantes faltem às aulas durante o ciclo menstrual e promover a dignidade menstrual.

Serão beneficiadas cerca de 6 mil estudantes do ensino regular e da Educação de Jovens e Adultos. Cada estudante receberá 16 absorventes e 20 protetores diários por mês. O investimento anual é superior a R$ 387 mil com recursos do tesouro municipal.

POLÍTICA MUNICIPAL

Em 2021, o prefeito Ivo Gomes sancionou a  Lei nº 2.134, de autoria do Executivo, que institui a política municipal de atenção à higiene íntima e combate à pobreza menstrual.

A pobreza menstrual é definida, segundo relatório produzido por órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU), como a falta de acesso a itens de higiene íntima (como absorventes), infraestrutura adequada (banheiros com água potável, por exemplo) e também de acesso a informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *